AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

KC-390 made in Índia: Brasil avança para ampliar cooperação

Os jatos KC-390 são atualmente produzidos exclusivamente na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP)

Membros do bloco BRICS, Brasil e Índia avançam para ampliar a cooperação na área de defesa aeroespacial. A principal expectativa é a de que o país asiático faça a compra do cargueiro tático KC-390 Millenium, tendo a possibilidade de se tornar seu maior operador, com 80 aeronaves. No Brasil, a expectativa é a de que ficar com 19. A Embraer já está preparada para produzir os jatos em território indiano.

O esforço diplomático é grande. Nesta semana, estão na Índia o Ministro da Defesa, José Múcio; o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (Emcfa), Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; e o Secretário de Produtos de Defesa, Heraldo Luiz Rodrigues. A comitiva é liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.

Autoridades brasileiras durante inauguração do novo escritório da Embraer na Índia

“Temos firmado acordos e memorandos de entendimento que demonstram o amadurecimento de uma parceria crescente. Entre eles, o acordo de cooperação em defesa e o memorando de entendimento sobre a indústria de defesa, atualmente em vias de assinatura, que busca ampliar a colaboração no desenvolvimento, produção e comercialização de produtos de defesa”, afirmou o ministro brasileiro, após encontro com seu par indiano, Shri Rajnath Singh.

Em novembro, será realizado o Diálogo da Indústria de Defesa Brasil–Índia. O evento reunirá representantes dos Ministérios da Defesa dos dois países para discutir oportunidades de cooperação industrial, aproximar as bases industriais e promover parcerias em pesquisa, manutenção e coprodução. A primeira edição do Diálogo ocorreu em Nova Délhi, em março de 2024.

KC-390 made in China

Exportar para a Índia não é simples. O país tem sua política, chamada de “Atmanirbhar Bharat”, que prevê a autonomia na área de defesa. Por esse motivo, a Embraer assinou hoje, em Nova Delhi, um acordo com o grupo Mahindra para que o KC-390 seja oferecido por lá como uma proposta local.

“O acordo é um marco significativo em nosso relacionamento com o Grupo Mahindra. A indústria aeroespacial da Índia é dinâmica, de alto nível e buscamos entregar uma solução conjunta de transporte militar mais avançada e confiável para a Força Aérea Indiana”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Esta parceria é mais do que um acordo aeroespacial. Ela reflete nosso compromisso com o ‘Atmanirbhar Bharat’ e a crescente amizade entre o Brasil e a Índia.”

Foto: Força Aérea Brasileira

A Embraer também inaugurou um escritório próprio no chamado Aerocity, em Nova Delhi. As autoridades brasileiras estiveram presentes e o evento foi tratado como um marco de um aprofundamento significativo do compromisso de longa data da Embraer com a Índia.

As duas décadas de história da Embraer na Índia se iniciaram com a entrega dos primeiros E-Jets em 2005, abrindo novas fronteiras para a conectividade aérea regional. Atualmente, cerca de 50 aeronaves Embraer, de 11 modelos diferentes, operam na Índia, servindo à Força Aérea Indiana, agências governamentais, operadoras de jatos executivos e à companhia aérea Star Air.

As atividades da Embraer na Índia envolvem diversos setores. Na área de defesa, a plataforma ERJ-145 forma a base da aeronave AEW&C “Netra” da Força Aérea Indiana (IAF), e a aeronave Legacy 600 é utilizada para o transporte de autoridades governamentais, de VIPs, além de também ser utilizada tanto pela IAF e quanto pela Força de Segurança de Fronteira (BSF).

O Embraer 145 é a base do vetor AEW&C da Força Aérea da Índia

LEIA TAMBÉM:

Embraer dá novo visual para o KC-390 Millenium

Portugal começa a ter protagonismo nas exportações do KC-390

Suécia confirma a compra de quatro C-390 Millenium

Índia planeja construir 30 caças Tejas por ano 

VEJA TAMBÉM:

Sobre o autor

Humberto Leite

Comentário

Clique aqui para comentar

NOVA EDIÇÃO DA ASAS

Carrinho