Sem defesas antiaéreas efetivas contra os mísseis hipersônicos Kinzhal, as Forças Armadas da Ucrânia tentaram um ousado plano para sequestrar um jato russo MiG-31K com um míssil do tipo. A informação foi divulgada pelo Serviço Federal de Segurança da Rússia e divulgada pela agência TASS.
De acordo com as fontes oficiais da Rússia, foi oferecido um suborno de US$ 3 milhões para pilotos com objetivo de voarem a uma área pré-determinada, onde o jato seria perdido (após ejeção dos ocupantes) e os destroços poderiam ser examinados. O plano envolveria a área da base aérea de Constança, na Romênia, país integrante da OTAN. Isso também abriria margem para uma ampliação do conflito.
Com capacidade de voar a até Mach 10, isto é, dez vezes a velocidade do som, o Kinzhal fez sua estreia operacional na Ucrânia, em março de 2022. Apesar de o número de disparos ser limitado, o até agora status de “invencível” do míssil russo gera um alerta geral nas defesas ucranianas sempre que um jato MiG-31 Fouxhound é detectado.
VEJA TAMBÉM:










Comentar