O “verdadeiro lar” do novo porta-aviões da China, o Fujian, não é a base naval localizada na ilha de Hainan, e sim “o vasto oceano”. As palavras são do porta-voz da marinha chinesa. O navio entrou em serviço há uma semana, em uma solenidade que contou com a presença do presidente Xi Jinping.
O Fujian não é apenas o terceiro ou o maior porta-aviões da China. Trata-se do primeiro a ter novas tecnologias, como as catapultas eletromagnéticas, e que poderá oferecer condições operacionais mais adequadas para as aeronaves, incluindo a possibilidade de decolarem com maior peso.

Três aeronaves novas devem operar a partir do Fujian. O J-15T é semelhante aos Shenyang J-15 que operam a partir dos porta-aviões Liaoning e Shandong, mas pode decolar com auxílio de catapulta, uma inovação do Fujian. Isso significará maior capacidade para transportar combustível e armamento. Também houve aprimoramentos na área de aviônicos, incluindo um novo radar AESA.
Um segundo jato esperado é o J-15D, uma versão do J-15 especializada em guerra eletrônica. Para isso, assim como ocorre com o norte-americano EA-18G Growler, baseado no F-18 Super Hornet, o J-15D leva pods eletrônicos e outros sistemas a bordo. A capacidade de combate será reduzida, mas o jato permanecerá apto a se proteger contra outros caças.
Por fim, o Fujian contará com os J-35, aeronave comparável ao norte-americano F-35, especialmente por também apresentar características stealth. Também será possível operar com o avião-radar KJ-600, comparável ao E-2 Hawkeye. Já o Z-20 é um helicóptero multifuncional.

Um segundo jato esperado é o J-15D, uma versão do J-15 especializada em guerra eletrônica. Para isso, assim como ocorre com o norte-americano EA-18G Growler, baseado no F-18 Super Hornet, o J-15D leva pods eletrônicos e outros sistemas a bordo. A capacidade de combate será reduzida, mas o jato permanecerá apto a se proteger contra outros caças.
Por fim, o Fujian contará com os J-35, aeronave comparável ao norte-americano F-35, especialmente por também apresentar características stealth. Também será possível operar com o avião-radar KJ-600, comparável ao E-2 Hawkeye.
Com 300 metros de comprimento e um convoo com aproximadamente 78 metros de largura, estima-se um deslocamento total do Fujian de até 90 mil toneladas, estando mais próximos dos porta-aviões da classe Nimitz (100 mil toneladas) do que do francês Charles de Gaulle (43 mil toneladas) ou dos britânicos HMS Queen Elizabeth e HMS Prince of Wales (72 mil toneladas). Há fontes que qualificam o Fujian como o primeiro “super porta-aviões” construído fora dos Estados Unidos.
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