Já está no Brasil o primeiro helicóptero UH-60M Black Hawk para ser operado pelo Exército Brasileiro. A aeronave chegou a bordo de um avião C-17 da United States Air Force cerca de 17 meses após a assinatura do contrato para a aquisição de doze unidades.
O UH-60M é uma versão mais avançada que os quatro Black Hawk operados pelo Exército desde 1997, voando com a designação HM-2. As novas aeronaves serão chamadas de HM-2A e também vão substituir os oito HM-3 Cougar. A fase de recebimento deverá se prorrogar nos próximos meses.
Não há, ainda, definição de quais bases da Aviação do Exército vão receber as novas aeronaves.

Novos H-50
A Força Aérea Brasileira (FAB) também avança na renovação da sua frota de helicópteros.Os primeiros H-125 Esquilo da Força Aérea Brasileira, recebidos em maio, passaram, entre 27 de outubro e 14 de novembro, por uma Avaliação Operacional Contratual (AVOP). O objetivo é verificar, em solo e em voo, o cumprimento dos requisitos contratuais e avaliar a adequabilidade do H-125 para a formação de novos pilotos de helicóptero da FAB.
Ao todo, doze aeronaves serão recebidas no programa TH-X, que também envolve 15 aeronaves semelhantes para a Marinha do Brasil. A compra foi efetivada para permitir a substituir aeronaves de instrução com mais de 35 anos de uso, no caso, o IH-6 Bell Jet Ranger III da Marinha e os H-50 AS350B Esquilo, na Força Aérea Brasileira. No caso da Marinha, as novas aeronaves serão designadas IH-18. Só agora a FAB passou a se referir aos helicópteros como H-125.

O H125 é a versão mais moderna do Esquilo, Esquilo B3e. A diferença é agora contar com equipamentos mais modernos, com destaque para a aviônica avançada, além de novos motores e estrutura nova. Os novos helicópteros contam com glass cockpit duplo com suíte G500H TXi e VEMD (Vehicle & Engine Multifunction Display) e serão compatíveis com o uso de óculos de visão noturna (NVG). Também incluirão diferentes tipos de equipamento de missão, como um guincho e um gancho para resgates e transporte de carga. É possível que, tanto na FAB quanto na Marinha, haja o cumprimento de missões além do treinamento.
O H-125 é equipado com o motor Turbomeca Arriel 2D, controlado por FADEC de duplo canal, que garante o gerenciamento eletrônico de combustível. O helicóptero possui peso máximo de decolagem de 2.250 kg com carga interna e 2.800 kg com carga externa.
Com os H-125, o Esquadrão Gavião, sediado na Base Aérea de Natal, poderá formar futuros pilotos de helicóptero com tecnologias empregadas nos esquadrões operacionais, como o monitoramento digital de parâmetros de voo, uso de óculos de visão noturna (NVG) e sistemas de piloto automático (PA), dentre outros.
VEJA TAMBÉM:











Comentar