Em 2023, sete países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), anunciaram planos para adquirir seis aviões-radar E-7 Wedgetail para operação em consórcio, quando são usadas tripulações multinacionais. Porém, com a desistência de um dos principais participantes, os Estados Unidos, é possível que o negócio seja desfeito.
Alemanha, Bélgica, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos e Romênia, que não contam com aviões do tipo em suas forças aéreas, devem partir para uma opção europeia. Uma das principais opções é o Global Eye, versão amplamente modificada pela Saab do jato executivo Bombardier Global 6500.
Atualmente, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Grécia, Hungria, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Turquia e Estados Unidos fazem parte do Força Aerotransportada de Alerta Antecipado e Controle da OTAN (NAEW&CF), para isso contando com 14 E-3A Sentry modernizados, remanescentes de um lote adquirido no início dos anos 80, com expectativa de saírem de serviço em 2035. As aeronaves operam a partir de bases na Alemanha, Grécia, Itália, Noruega e Turquia.
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