Em 2025, em média, a cada mês, o sistema de Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARPAS) do Comando da Aeronáutica recebe mais de 40 mil solicitações de voos de drones, uma demanda que reflete apenas o uso de unidades de maior porte. O tema já chama a atenção do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e está no foco do planejamento para os próximos anos.
O dado foi apresentado durante um encontro de comandantes de unidades do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, quando houve avaliação anual de desempenho e a discussão sobre ações estratégicas. A questão de drones foi elencada entre os temas estratégicos relacionados à gerência do espaço aéreo brasileiro.
Alerta de ciclones
O Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) também apresentou o projeto de implementação do Centro de Alerta sobre Ciclones Tropicais (TCAC) no Brasil, aprovado durante a 42ª Assembleia da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), realizada em setembro, no Canadá. O órgão encontra-se na fase de planejamento, com previsão de conclusão até dezembro de 2026.











Comentar