Nesta quarta-feira, 28 de janeiro, a partir das 10h15, a Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro (RJ), será palco de um show aéreo único: a Patrulha ASPA, unidade de demonstração aérea equipada com cinco helicópteros EC 120 Colibri. Na prática, diferentemente da maioria dos grupos do tipo, como a “Esquadrilha da Fumaça” brasileira, o uso de helicópteros no lugar de aviões permite uma série de manobras diferenciadas.
A demonstração no Rio de Janeiro faz parte das comemorações do centenário do pioneiro voo que, pela primeira vez, saiu da península Ibérica e foi até a Argentina, com escalas no Uruguai e no Brasil, realizada com um hidroavião Dornier Plus Ultra. Dessa vez, os cinco EC 120, todos da força aérea da Espanha, estarão acompanhados de um A400M Atlas, em papel de apoio. As apresentações em Montevideo e Buenos Aires ocorrem em 1º e 4 de fevereiro.

Fabricados pela Airbus Helicopters, os EC 120 Colibri são designados HE-25 no Ejército del Aire y del Espacio, porém, são modelos amplamente utilizados no mercado civil. As aeronaves podem alcançar 278 km/h e subir a até 6,1 metros por segundo. Para as apresentações, os três assentos traseiros ficam vazios e, na frente, dois pilotos assumem os comandos. No Brasil, o modelo é vendido pela Helibras.
Tal como nas esquadrilhas de demonstração com aviões, a apresentação inclui cruzamentos e voos em formação cerrada, além de “breaks” e “loopings” – o que por si só é impressionante para um helicóptero. Também há manobras específicas, possíveis por conta das características de helicópteros.











Comentar