O vídeo que circula nas redes sociais de um homem embarcando dentro do compartimento de carga útil de um drone projetado para aplicação de produtos químicos no campo ganhou repercussão e o tema se tornou uma cobrança pública à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) apresentou uma denúncia formal para que o caso seja investigado.
Conforme as imagens, supostamente atribuídas a um jovem chamado Hudson Vinicius e gravadas no Pará, o operador de drone entrou no compartimento onde deveriam estar componentes líquidos para pulverização e realizou um voo com ele mesmo como carga útil. Apesar de os comentários online terem ido da curiosidade ao humor, a ação é totalmente contrária às regulamentações atuais do setor e, na prática, representarem um risco de acidente tanto para o operador do drone quanto para eventuais pessoas em solo.
Conforme o diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, é necessário que a Anac aplique as penalidades cabíveis. “A aviação agrícola brasileira (que compreende as aeronaves tripuladas e não tripuladas) tem milhares de profissionais que são altamente qualificados e realizam um trabalho sério diariamente em todo o País”, destaca o dirigente.
Colle destaca que, além da qualificação exigente, o setor é altamente regulado “Não temos espaço para amadores ou irresponsáveis”, conclui o diretor.
A Anac ainda não se manifestou sobre o caso.
CONFIRA O VÍDEO:










Comentar