AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Airbus A320 supera Boeing 737 e se torna o jato comercial mais vendido da história

A entrega de um A320neo da Airbus para a companhia aérea saudita Flynas entrou para a história. Além de ser o 12.260º A320 entregue desde 1988, representou o modelo europeu se tornar o jato mais entregue da história da aviação comercial, superando o Boeing 737. A informação é da Reuters.

O competidor norte-americano é bem antigo, tendo entrado em serviço em 1967, com as versões 737-100 e 737-200, equipadas com motores Pratt & Whitney JT8D. No Brasil, o “-200” ficou conhecido como “breguinha” e serviu com as cores da Força Aérea Brasileira, com duas aeronaves de transporte presidencial nomeadas VC-96.

737-300 da Webjet. Foto: Volpati

Nos anos 80, enquanto a Airbus já conquistava vendas para o A320, a Boeing lançou as versões 737-300, 737-400 e 737-500, oferecendo mais tecnologia embarcada e os novos motores CFM56, com mais eficiência no consumo de combustível. Nos anos 90, viriam os 737 New Generation: 737-600, -700, -700 e -900, com novas asas e novos motores CFM56-7

Nessa época, porém, o A320 já conquistava mercados, ficando conhecido pelos seus comandos do tipo fly-by-wire e pela substituição do manche por um controle do tipo side-stick. Depois do mal sucedido A320-100, o novo A320-200 trouxe mudanças aerodinâmicas nas asas para aprimorar o consumo de combustível, vindo ainda a existirem o alongado A321, a partir de 1994, e as versões encurtadas, A319, em 1996, e A318, em 2003. Em 2005, um A319 VIP entrou em serviço presidencial no Brasil como VC-1, enquanto companhias como TAM e Avianca fizeram o A320 ter seu espaço por aqui.

A319 em produção. Foto: Edward Dear

Na década passada, veio o capítulo crucial da disputa. A partir de 2010, a Airbus introduziu no mercado o A320neo, versão com novos motores Leap-1A ou PW1100G que, junto a melhorias aerodinâmicas, tornaram o voo ainda mais eficiente, com uma economia de até 20% frente às versões anteriores. No ano seguinte, em uma evolução semelhante, a Boeing trouxe a família 737 Max.

Porém, nesta fase mais recente, a Airbus tem levado a melhor. Enquanto a europeia vem conquistando mercados, a fabricante norte-americana enfrenta crises deflagradas após acidentes com o 737 Max, que chegaram a manter a frota globalmente em solo. Em 2019, o A320 superou o concorrente e passou a ser a aeronave mais vendida no mundo. Era questão de tempo para se tornar o jato mais entregue na história. Até agora.

VEJA TAMBÉM:

NOVA EDIÇÃO DA ASAS

Carrinho