AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

AmpliAR projeta investimentos de R$ 122,32 milhões em dois aeroportos da Amazônia

Aeroporto de Cacoal. Foto: Aldair Sales

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) irá investir R$ 122,32 milhões, destinados à ampliação e modernização dos aeroportos localizados nos municípios de Vilhena e Cacoal, em Rondônia. As ações são parte da primeira fase do Programa Ampliar, que contempla um total de 19 aeroportos regionais. Deste total, 9 estão localizados na região da Amazônia Legal e os demais na Região Nordeste. O leilão para estes aeroportos está previsto para o próximo dia 24 de novembro, na B3, em São Paulo.
 
Os investimentos visam destravar o potencial logístico da região, fortalecer o agronegócio e fomentar o turismo, adequando os terminais para receber aeronaves de maior porte e aumentar a frequência de voos, conectando o leste de Rondônia com os principais centros do país.

A cidade de Cacoal é conhecida na região como a “Capital do Café” e, com o leilão, o aeroporto local receberá um investimento previsto de R$ 49,03 milhões (Capex). A ampliação do terminal é considerada decisiva para o desenvolvimento regional, porque irá facilitar o acesso de investidores que são atraídos por um dos maiores rebanhos do estado e pelo cultivo do café. Além do agronegócio, o terminal modernizado facilitará o acesso de turistas às cachoeiras, lagoas e reservas ambientais da região.

Já o município de Vilhena é conhecido como o “Portal da Amazônia” e ponto de entrada obrigatório para a região da Amazônia ocidental. Para o aeroporto local, serão destinados R$ 73,29 milhões (CAPEX). O município, que se destaca pela produção agrícola diversificada e forte vocação para o setor de serviços, terá sua capacidade logística impulsionada. O investimento também visa capitalizar o Selo de Potencialidade Turística (Embratur) da cidade, fortalecendo sua rede hoteleira e o acesso às suas belezas naturais.

Incentivo ao desenvolvimento

O AmpliAR colocará em oferta pública 19 aeroportos regionais localizados na Amazônia Legal e no Nordeste, regiões onde há déficit acentuado de infraestrutura aeroportuária. Por meio de processo competitivo simplificado, as concessionárias, com contratos de concessão vigentes com a União e que não estejam em extinção, poderão disputar os aeroportos por meio do maior deságio percentual ao preço mínimo estabelecido pelo governo no Plano Aeroviário Nacional (PAN).

Na primeira etapa do AmpliAr, foram colocados em oferta pública os seguintes aeroportos: Tarauacá (AC), Barcelos (AM), Itacoatiara (AM), Parintins (AM), Itaituba (PA), Cacoal (RO), Vilhena (RO), Araguaína (TO), Porto Alegre do Norte (MT), Barreirinhas (MA), Guanambi (BA), Lençóis (BA), Paulo Afonso (BA), São Raimundo Nonato (PI), Araripina (PE), Garanhuns (PE), Serra Talhada (PE), Jericoacoara (CE) e Canoa Quebrada (CE).

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