ARTE, CULTURA & LAZER AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Após tragédia, Brasil agora tem empresa de balão certificada

Foto: via ANAC

Pela primeira vez, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) certificou uma empresa para prestar serviços aéreos especializados em balonismo. A publicação do Certificado de Operador Aéreo (COA) está na edição do Diário Oficial da União desta sexta-feira, 29 de agosto.

A empresa Rubic Balões Indústria e Comércio poderá fazer voos de experimentação com balões de fabricação própria (BRA-56 e BRCS-18), também certificados pela Anac. A autorização foi concedida após a empresa atender a todas as exigências regulatórias, incluindo a comprovação de capacidade operacional e a conformidade com as normas de segurança vigentes, que levam em conta critérios como a capacidade de avaliar condições meteorológicas, além de contar com infraestrutura para operação, orientação aos passageiros e aeronavegabilidade do equipamento.

Em 21 de junho, um balão de ar quente pegou fogo e caiu em Praia Grande, no sul de Santa Catarina. Havia 21 pessoas a bordo, das quais oito perderam a vida. De acordo com o UOL, outros sete acidentes com balões foram registrados no Brasil, inclusive com três perdas de vidas, em 2010, durante em Boituva (SP). 

NOVA EDIÇÃO DA ASAS

Carrinho