O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) finalizou, em abril, a inspeção aos auxílios de navegação aérea e procedimentos por instrumentos dos principais aeroportos do Paraguai. A missão faz parte de um Acordo de Cooperação mútua entre Brasil e Paraguai, estabelecido entre o Comando da Aeronáutica brasileiro e a Direção Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC) paraguaia.
Foram utilizados aviões IU-50, versão adaptada do Legacy 500 com equipamentos necessários para atestar o bom funcionamento dos sistemas em solo. No total, foram realizadas 22 horas de voo de inspeção em auxílios, como Sistema de Pouso por Instrumento (ILS), Radiofarol Omnidirecional (VOR), Radiofarol Não Direcional (NDB), Sistema Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão (PAPI) e procedimentos de navegação aérea de aproximação e decolagem.
A partir de 2017, o Brasil recebeu seis IU-50, permitindo ações contínuas em todo território nacional. As aeronaves se destacam por, além da tripulação básica de dois pilotos e um mecânico, levarem a bordo operadores de sistema de inspeção em voo (OSIV) e operadores de sistema de posicionamento de aeronave (OSPA).
Comentar