ESPAÇO

Brasil e Alemanha avançam no desenvolvimento de novo foguete

O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), sediado em São José dos Campos (SP), uma organização militar do Comando da Aeronáutica, finalizou a preparação do módulo dianteiro do veículo espacial VS-50, em desenvolvimento com a Alemanha. Até o fim do ano, o componente será enviado ao Centro Aeroespacial Alemão (DLR), onde passará por etapas de integração e testes dos sistemas eletrônicos.

O VS-50 é um veículo suborbital projetado para transportar cargas úteis de até 500 kg, possibilitando a realização de ensaios em microgravidade e experimentos hipersônicos. Ele está sendo desenvolvido no âmbito do projeto do VLM-1, utilizando como propulsores os motores S50 e S44. A maior parte dos sistemas do VS-50 futuramente equiparão o VLM-1, sendo, efetivamente, uma plataforma de ensaios.

Tanto o VS-50 quanto o VLM-1 fazem parte de um programa de acesso ao espaço desenvolvido em parceria entre Brasil e Alemanha. Essa cooperação foi formalizada em 2011, por meio de um protocolo de intenções assinado pelas agências espaciais dos dois países. Em 2014, o projeto avançou da fase de pesquisa para a de desenvolvimento, com a definição das responsabilidades de cada parceiro. Ao Brasil coube o desenvolvimento dos sistemas propulsivos S50 e S44, do sistema de navegação reserva, da infraestrutura de lançamento e segurança de voo, além da gestão da documentação técnica. Já ao DLR coube a responsabilidade pelo desenvolvimento e qualificação dos demais subsistemas dos veículos.

Sobre o autor

Humberto Leite

Comentar

Clique aqui para comentar

NOVA EDIÇÃO DA ASAS

Carrinho