AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Brasil negocia novo financiamento para o Gripen

O Governo Federal brasileiro iniciou com a Suécia as negociações para um novo termo aditivo ao contrato de operação de operação de crédito externo, isto é, o financiamento, para o projeto F-X2, que resulta na aquisição de caças Gripen. Qualquer expansão do contrato, como a aquisição de novos lotes, depende desse tipo de negociação financeira.

Encontros foram realizados entre 12 e 19 de setembro em Estocolmo, unindo representantes do Brasil, da Swedish Export Credit Corporation (SEK) e da Swedish Export Credit Agency (EKN). Conforme o divulgado, o ponto principal das negociações foi a possibilidade de novos financiamentos com apoio sueco. Na prática, trata-se do anúncio mais importante, até aqui, em termos de possibilidade de ampliação da compra.

Outro detalhe precisa ser sublinhado: além de representantes do Comandante da Aeronáutica, incluindo sua liderança máxima, o Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, a comitiva incluiu representantes do Ministério da Fazenda. A Força Aérea Brasileira não pode comprar novos jatos sem articular com o setor econômico do Governo Federal.

A compra dos caças Gripen é financiada pelas agências de crédito de exportação da Suécia da mesma forma como o BNDES brasileiro financia exportações da Base Industrial de Defesa Brasileira, como aviões A-29 Super Tucano. Ainda que o parecer técnico do Comando da Aeronáutica seja relevante para a assinatura dos contratos, a negociação dos contratos também tem o potencial de determinar os futuros vetores da Força Aérea Brasileira. 

VEJA TAMBÉM:

NOVA EDIÇÃO DA ASAS!

Carrinho