O Brasil poderá investir até R$ 5 bilhões na compra do sistema antiaéreo Enhanced Modular Air Defense Solutions (EMADS), criado pelo consórcio europeu MBDA. O grupo já fornece ao país os mísseis Meteor, principal armamento dos caças F-39E Gripen, e o Sea Ceptor, para autodefesa das fragatas da classe Tamandaré.
A investida do Brasil pelo EMADS ocorre logo após as negociações para a compra do sistema Akash terem sido encerradas em uma semana de encontro entre lideranças dos dois países. De acordo com a CNN Brasil, as empresas Bharat Dynamics Limited (BDL) e a Bharat Electronics (BEL), da Índia, queriam vender uma versão menos avançada.
Também chamado de Land Ceptor, o EMADS é composto por lançadores de mísseis CAMM ou CAMM-ER em veículos 8×8, além de radares e centros de controle. Há a possibilidade, inclusive, de o sistema utilizar a plataforma Astros, da Avibras.

Se concretizada a compra do EMADS, será a primeira vez em que o Brasil terá um sistema de defesa antiaérea terrestre para defesa de área. O míssil CAMM-ER, por exemplo tem alcance de 45 km. Hoje, equipamentos como o Igla, o RBS-70 e o Gepard, além de canhões, são limitadas à chamada “defesa de ponto”. A aquisição também significará a dianteira na América Latina.
A família CAMM fornece as mais recentes tecnologias de defesa antiaérea, incluindo um buscador digital altamente avançado, datalink bidirecional e lançamento vertical suave, e são construídos especificamente para defesa antiaérea. O sistema é capaz de combater todas as ameaças modernas, incluindo enxames de alvos de pequenas dimensões em todos as condições climáticas, de várias direções e em ambientes de contramedidas eletrônicas.
LEIA TAMBÉM:
Exército Brasileiro debate aquisição de novos sistemas de defesa antiaérea
FAB vai substituir o Igla-S, mas continuará com antiaérea limitada
OTAN define defesa antiaérea como estratégica para países da aliança
com esse valor (5 bilhões de reais) dará pra comprar quantos destes? qual seria melhor ele (EMADS) ou o sistema antiaereo Iris-T (no caso os dois em um pacote só: o iris-t sl e o iris-t slm)?
Olá, gostaria de saber o seguinte: com esse valor (5 bilhões de reais) vai dar pra comprar quantos sistemas emads? e outra duvida, qual sistema é melhor, o emads ou o iris-t slm, ou são similares?
Tudo ainda vai depender dos termos de contrato