O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), vinculado ao Comando da Aeronáutica, estuda reduzir pela metade a separação longitudinal entre aeronaves em voo sobre o Oceano Atlântico. Hoje, jatos ficam a 80 milhas náuticas de distância durante a rota, o que significa um tempo de dez minutos de diferença de sobrevoo sobre o mesmo ponto. Na prática, esse tempo cairá para cinco minutos.
A fase 1 do projeto está prevista para ser inaugurada até o final de 2026 e faz parte de um conjunto de iniciativas para atender ao crescente tráfego de aeronaves. Neste caso específico, será adotada a metodologia Performance-Based Communication and Surveillance (PBCS), isto é, ou Comunicação e Vigilância Baseadas em Performance.
“Essa iniciativa reflete a adesão efetiva do país às iniciativas globais de harmonização lideradas pela Organização da Aviação Civil Internacional. O aprimoramento da eficiência operacional e a mitigação de problemas de congestionamento causados por padrões inconsistentes de separação entre aeronaves nos limites de espaços aéreos de diferentes Estados também são objetivos do Projeto PBCS”, avalia o chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar James Souza Short.
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