AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Com fragata “Independência”, Brasil participa de exercício militar nos EUA

Fragata Independência durante a Operação Southern Seas - 2024

Após mais de um mês de viagem, a fragata brasileira F44 “Independência”, levando a bordo um helicóptero AH-11 Super Lynx, chegou à Base Naval de Mayport, nos Estados Unidos da América (EUA), em 14 de setembro, para integrar a Força Multinacional Combinada da Operação UNITAS LXVI.

As atividades ocorrem de 15 de setembro a 6 de outubro, na costa leste dos EUA. Serão mobilizados meios de superfície, aeronaves, submarinos e sistemas não tripulados, com foco em exercícios operacionais, táticos e estratégicos, como guerra de superfície, guerra antissubmarino, defesa aérea, operações anfíbias e exercícios com tiro real.

Os AH-11 são os helicópteros brasileiros mais capazes que podem operar a partir de fragatas e corvetas

Participam da operação as Marinhas do Brasil, Argentina, Belize, Canadá, Chile, Colômbia, República Dominicana, Equador, El Salvador, França, Alemanha, Grécia, Guatemala, Honduras, Itália, México, Marrocos, Holanda, Jamaica, Japão, Panamá, Paraguai, Peru, Espanha e dos EUA. Ao todo, está envolvido um efetivo estimado em mais de 8 mil militares.

Ao atracar na Base Naval, o Comandante do Grupo-Tarefa brasileiro, Contra-Almirante Sérgio Blanco Ozório, recebeu, a bordo da Fragata “Independência”, o Adido Naval nos EUA, Contra-Almirante Neyder Camillo de Barros e o Comandante da 4ª Esquadra da Marinha dos EUA, Contra-Almirante Carlos Sardiello. A operação foi oficialmente iniciada com a cerimônia de abertura realizada em 15 de setembro, a bordo do USS “Arlington”.

(Com informações da Agência Marinha)

VEJA TAMBÉM:

NOVA EDIÇÃO DA ASAS!

Carrinho