Nesta quinta-feira, 17 de julho, voou pela primeira vez o A-29N Super Tucano, versão desenvolvida para atender aos requisitos de países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Portugal, que assinou contrato em dezembro de 2024, será o cliente de lançamento. O voo pioneiro marca o início da campanha de testes.
“O lançamento da campanha de ensaios em voo do A-29N demonstra que estamos em um bom caminho para obter uma plataforma diferenciada, com uma configuração idealizada pela Força Aérea Portuguesa, que comprovará sua capacidade em treinamento avançado e utilização operacional”, afirmou o Major-General João Nogueira, da Força Aérea Portuguesa.
A variante A-29N Super Tucano contará com aviônicos avançados, sistemas de comunicação específicos da OTAN e outros recursos não divulgados modificados para atender às necessidades operacionais da OTAN. A versão foi lançada em 2023, durante a feira de defesa LAAD. A expectativa é a de que o Super Tucano, até o momento exportado para países com forças aéreas de menor porte, possa conquistar um novo mercado.
Recentemente, a frota global de A-29 ultrapassou 600.000 horas de voo. Com mais de 290 unidades encomendadas, o A-29 já foi selecionado por 22 forças aéreas em todo o mundo.
Comentar