Um dos primeiros operadores do jato Boeing E-7 Wedgetail, com quatro unidades recebidas entre 2011 e 2012, a Coreia do Sul vai duplicar sua frota de aeronaves para missões airborne early warning and control (AEW&C). A surpresa, porém, é que o próximo quarteto de aviões será do modelo Bombardier Global 6500.
A companhia norte-americana L3 Harris anunciou ter firmado, em 20 de outubro, um contrato de US$ 2,26 bilhões para fornecer quatro aeronaves do tipo, além de integrá-las com radares do tipo AESA fornecidos pela IAI/Elta, de Israel. A canadense Bombardier fará a entrega dos jatos executivos e a Korean Air participará nas atividades de modificação das células.
Com peso máximo de decolagem superior a 45 toneladas, capacidade de voar a Mach 0,90 e alcance de 12.223 km, o Global 6500 oferece um desempenho indicado para a missão. O Global 6000, por exemplo, é a base do GlobalEye, oferecido no mercado pela sueca Saab. O Global também é a base do E-11A, usado pela United States Air Force sob o nome de Battlefield Airborne Communications Node.










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