Pela primeira vez, aviões C-105 Amazonas vão cumprir missões no exercício internacional Cruzeiro do Sul, a CRUZEX, marcado para acontecer em novembro. As aeronaves de transporte devem treinar missões de lançamento de em um ambiente onde há ameaças antiaéreas e de caças oponentes.
Para as tripulações, o desafio é grande. Nesta semana, o Esquadrão Arara, da Ala 8, em Manaus (AM), utilizaram o simulador do C-105 Amazonas para treinar missões semelhantes às que vão enfrentar. Sem ter a velocidade nem a manobrabilidade dos aviões de caça, os pilotos precisam saber utilizar bem suas contra-medidas (chaff e flare) e executar manobras evasivas para escapar das ameaças. Também é é importante saber se coordenar com a escolta de caças amigos.
“Para nos ambientarmos com o tipo de missão e de aeronaves que comporão os pacotes [conjunto de aeronaves cumprindo um mesmo tipo de missão], esse treinamento é de suma importância porque eleva muito a nossa consciência situacional e nos habilita a ter um melhor desempenho frente às adversidades e aos cenários em que seremos colocados durante o Exercício CRUZEX”, disse o Tenente Joel Messias Pierre da Costa.
O treinamento contou com a participação de militares do esquadrão de caça da Ala 8, o Esquadrão Pacau, e de controladores do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV). “Quando esse tipo de treinamento ocorre, há mais interação entre o piloto e o controlador, todos contribuindo para uma melhoria dos procedimentos. Após a missão, há um debrifim mais detalhado no qual são mostrados os pontos positivos e aqueles a serem melhorados”, ressaltou a Sargento Nara Luana Xavier da Silva Ferreira.