AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Embraer faz parceria para oferecer o KC-390 aos EUA

Com histórico de projetos famoso para o Pentágono, como os caças F-14 Tomcat e F-5 Tiger II, os bombardeiros B-2 Spirit e B-21 Raider, os drones MQ-4C Triton e os aviões-radar E-2 Hawkeye, a Northrop Grumman agora trabalha em parceria com a Embraer para aprimorar a aeronave multimissão KC-390 Millennium. O foco é fornecer capacidades avançadas de reabastecimento em voo para a Força Aérea dos Estados Unidos e nações aliadas.

Na prática, as empresas dos EUA e Brasil pretendem dotar o KC-390 de um sistema de reabastecimento em voo compatível com as aeronaves da United States Air Force, o chamado flying boom. Isso permitiria ao KC-390 ser uma opção viável para apoiar aeronaves como os F-22 Raptor, F-15 Eagle e F-16 Fighting Falcon. Na prática, além de abrir mercado nos próprios Estados Unidos, ganha-se a possibilidade de contratos com países que operam esses modelos de aeronaves.

“A Northrop Grumman, em conjunto com a Embraer, está realizando investimentos estratégicos para suprir uma lacuna existente em relação a soluções avançadas de mobilidade aérea em nível global. Estamos atentos às necessidades de nossos clientes, principalmente dos países aliados que buscam maior autonomia e eficiência operacional, e estamos explorando novas tecnologias que aumentarão a versatilidade da comprovada plataforma KC-390, proporcionando assim a autonomia operacional que nossos clientes precisam”, disse Tom Jones, Vice-Presidente Corporativo e Presidente da Northrop Grumman Sistemas Aeronáuticos.

Os principais recursos incluirão um sistema boom de reabastecimento aéreo autônomo avançado, comunicações aprimoradas, consciência situacional e opções de auto-proteção, bem como sistemas de missão modificados. Essas melhorias expandirão o alcance das aeronaves apoiadas pelas operações de reabastecimento do KC-390 e ampliarão seu escopo de missão em ambientes operacionais.

“Juntos, vamos alavancar os pontos fortes de duas empresas líderes na indústria de defesa, com foco no desenvolvimento de um sistema boom de reabastecimento em voo para o KC-390 Millennium, de forma a fornecer a capacidade adequada ao Departamento de Guerra dos Estados Unidos e a outras nações aliadas. O KC-390 é uma plataforma operacional comprovada, com boa relação custo-benefício e que pode ser rapidamente incorporada à frota da Força Aérea dos EUA”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente and CEO da Embraer Defesa & Segurança.

Além dos modelos já citados, o grupo Northrop Grumman é responsável por uma série de projetos de defesa do Pentágono, como partes dos caças F-35 e F-18 Super Hornet, mísseis balísticos e sistemas embarcados, como radares, além de sistemas espaciais. O grupo, formado em 1994 após a Northop Aircraft comprar a Grumman Aerospace, além de outras empresas, como a Vought, está entre os principais contratados pelo governo dos Estados Unidos.

VEJA TAMBÉM:

Sobre o autor

Redação

Comentar

Clique aqui para comentar

NOVA EDIÇÃO DA ASAS!

Carrinho