Uma equipe brasileira se sagrou campeã na RoboCup 2025, competição de robótica que reuniu mais de 2 mil participantes de mais de 40 países em Salvador (BA), de 15 a 21 de julho, com um público de cerca de 150 mil visitantes. A vencedora foi a ITAndroids, formada por 21 estudantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
A competição foi dividida em diversas ligas, com foco em diferentes áreas da robótica. Na liga Soccer, robôs disputam partidas de futebol em diferentes formatos. Neste grupo, a ITAndroids competiu em quatro categorias: Humanoide, Simulação 2D, Simulação 3D e Small Size League (SSL), em que se sagrou campeã. Neste caso, trata-se de verdadeiras partidas de futebol, com até seis robôs por equipe.
Patrocínio e futuro
Parte significativa do sucesso da equipe se deu pelo patrocínio. A ITAandroids tem como parceira a EDGE, um dos principais grupos mundiais de tecnologia avançada e defesa. “Temos um forte compromisso com o desenvolvimento das futuras gerações de inovadores e com o fortalecimento da presença tecnológica do Brasil no cenário global. Apoiar uma equipe de robótica como a ITAndroids reflete nossa crença no poder dos jovens talentos para impulsionar avanços significativos e moldar o futuro da defesa e das tecnologias avançadas”, afirma Sana Al Daoumi, Vice-Presidente Sênior de Capital Humano da EDGE.
Esse cenário de desenvolvimento de talentos e de tecnologia é o espírito da própria RoboCup. Além de promover conhecimento técnico avançado, as competições expõem os estudantes a desafios reais de engenharia, que vão desde falhas de hardware até contratempos táticos, exigindo soluções criativas e adaptabilidade sob pressão. A programação incluiu ainda o Simpósio Científico RoboCup 2025, que reuniu pesquisadores, especialistas e profissionais da área de ciência e tecnologia para debater os avanços recentes na robótica e na inteligência artificial.
“Essas competições vão além da vitória – são oportunidades para desenvolver habilidades técnicas e de gestão de projetos em engenharia. Essa conquista reforça o potencial do Brasil para liderar em inovação tecnológica, posicionando o país como referência
global por meio do talento e da determinação de seus jovens profissionais”, diz Diogo Castro Lopes de Paula, Diretor de Marketing da ITAndroids e Líder do projeto de Simulação 2D.
Comentar