AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

F-35 bate recorde de entregas

F-35A Lightning II da U.S. Air Force. Foto: Katelynn Jackson

Os problemas de desenvolvimento do F-35 Lightning II parecem ter ficado para trás. A Lockheed Martin anunciou ter realizado a entrega de 191 unidades em 2025, um salto de 34,5% frente ao recorde anterior, de 142 aeronaves. De acordo com a fabricante, hoje, o F-35 é o jato com maior taxa de produção no mundo.

O ano também trouxe outras marcas. A Finlândia recebeu sua primeira unidade, ainda para voos nos EUA, do total de 64 encomendadas. Já a Bélgica viu o pouso em seu território das primeiras das suas 45 unidades – ainda que tenham apresentado pane no voo de traslado. Por fim, a Noruega completou a sua frota de 52 unidades.

Atualmente, Suíça, Alemanha, República Tcheca, Grécia e Romênia aguardam na lista de espera pelas primeiras entregas. EUA, Japão, Reino Unido, Itália, Coreia do Sul, Austrália, Países Baixos, Israel, Dinamarca, Bélgica, Polônia, Turquia e Cingapura estão em fases variadas de recebimento.

Ao longo de 2025, a Lockheed finalmente pôs em serviço operacional a nova versão de software de missão, o TR-3, já instalado nas 1.300 aeronaves em serviço global, em 12 países. No ano passado, não foram assinados contratos com novos países, porém, a Itália e a Dinamarca decidiram ampliar suas frotas de 90 e 27 para 115 e 43 unidades, respectivamente.

VEJA TAMBÉM:

Sobre o autor

Humberto Leite

Comentar

Clique aqui para comentar

ATENÇÃO!

NOVA EDIÇÃO DA ASAS!

Carrinho