Em uso na Força Aérea Brasileira (FAB) desde os anos 80, a frota de aeronaves Cessna C-98A/B Caravan poderá passar por um processo de modernização. O tema foi comentado oficialmente durante a solenidade de entrega do primeiro treinador T-25 Universal, em 3 de novembro, realizada no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA LS), em Minas Gerais.
O Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta destacou o domínio do processo de modernização, o que, na visão do oficial-general, abre caminho para novos projetos, como as modernizações das aeronaves C-97 Brasília e C-98 Caravan.

A modernização dos C-97 já começou. Em junho, uma aeronave do Esquadrão Guará foi levada aos Estados Unidos, onde receberá novos sistemas eletrônicos na sede da Embraer. Apesar da participação de militares do PAMA LS, haverá supervisão de funcionários da Embraer. A ideia é que as três primeiras aeronaves passem pela modernização nos EUA e os demais serviços ocorram no próprio PAMA LS.
No caso do C-97, que está em serviço com a FAB desde janeiro de 1987, com 21 aeronaves adquiridas, a modernização envolve o sistema de navegação por satélite (GPS), com a instalação de PFDs (Primary Flight Display) e MFDs (Multi-Function Display) – telas integradas ao sistema de instrumentos eletrônicos de voo. Isso permitirá, por exemplo, realizar procedimentos RNP [Required Navigation Performance] com precisão.
Já os C-98B Caravan são relativamente mais novos. Os precursores, C-98A, começaram a ser recebidos nos anos 80, mas os C-98B vieram depois, muitos dos quais já com sistemas eletrônicos avançados para a época, como mostradores digitais. A expectativa é a de haver atualização nos equipamentos de navegação e de comunicação, além de melhorias na estrutura – procedimento já realizado nos C-97 a partir de 2018. Não foi confirmado se todos os Caravan passarão pela melhoria.

Quanto aos T-25 Universal, as aeronaves receberam novos sistemas elétricos, eletrônicos e de comunicação, além de um painel redesenhado e a incorporação de tecnologias de ponta, como GNSS, ADS-B, TAWS e Stormscope, elevando os padrões de segurança e precisão operacional. O PAMA LS também já modernizou os T-27 Tucano e poderá ser envolvido na modernização dos A-29 Super Tucano.

LEIA TAMBÉM:
Confira quais deputados e senadores votaram contra ampliar investimentos em defesa
Primeiro Gripen fabricado no Brasil ficará pronto ainda em 2025
Orçamento da FAB cai pela metade em 10 anos, obrigando a reduzir frota e horas de voo
Frota de A-29 tem menos de 50% dos recursos necessários e FAB busca mais recursos
VEJA TAMBÉM:










Comentar