Em meio às tensões políticas e econômicas entre Brasil e Estados Unidos, a Força Aérea Brasileira (FAB) celebrou os 80 anos da Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington (CABW). Criada em 1945, a unidade foi criada com a missão de estabelecer cooperação com o governo norte-americano. Hoje, seu papel é coordenar atividades de procura, aquisição, recebimento e no transporte de material, com o propósito de atender as demandas de logística.
Hoje, por exemplo, o trabalho da CABW é fundamental para manter frotas de aeronaves fabricadas nos Estados Unidos em serviço na FAB, como os helicópteros H-60 Black Hawk, os patrulheiros marítimos P-3AM Orion e os caças F-5EM/FM Tiger II. Além disso, diversos outros modelos, fabricados tanto no Brasil quanto em outros países, têm componentes fornecidos por empresas norte-americanas.
A celebração dos 80 anos da CABW, realizada em 26 de agosto, reuniu tanto militares brasileiros quanto funcionários locais. Também participaram membros da Adidância de Defesa e Aeronáutica do Brasil nos Estados Unidos e da Junta Interamericana de Defesa e da Representação Permanente do Brasil.
Comentar