AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

FAB quebra recorde com teste de missão especial

Foto: FAB

Parece cena de filme. A uma altitude de cruzeiro, voando a 10 quilômetros do solo, a aeronave militar é despressurizada e paraquedistas saltam com o apoio de máscaras de oxigênio. No solo, os inimigos não fazem ideia de que aquele jato, que passou a grande altitude, realizava esta missão. A surpresa é garantida para a força especial que, minutos depois, já pode entrar em combate.

Esta missão foi realizada no Brasil no fim de outubro, durante a avaliação operacional contratual (AVOP) do KC-390 Millenium para o uso do sistema High Altitude Low Opening (HALO). Além da perícia dos militares, foi posta a prova a efetividade do sistema de fornecimento de oxigênio do KC-390, destinado para pilotos e tripulantes em operações em grandes altitudes com a aeronave despressurizada.

O salto de paraquedistas do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS), tradicionalmente chamado de PARA-SAR, ocorreu a 33 mil pés, a 10.058,4 metros do solo. Foi o recorde da FAB em altitude para o chamado Salto Livre Operacional (SLOP) de paraquedistas. Os militares de infantaria saltaram tanto da porta de carga traseira quanto das portas laterais.

Foto: FAB

“O lançamento de paraquedistas exitoso realizado a 33 mil pés de altitude simbolizou mais do que um recorde: representou a consolidação de uma capacidade operacional há muito almejada pela FAB. A missão evidenciou o mais alto nível de preparo e excelência das equipes envolvidas, operando o KC-390 próximo ao seu limite operacional e demonstrando a performance do vetor, bem como a prontidão e a evolução da Aviação de Transporte e da FAB”, destacou o Capitão Aviador Bruno Campanaro da Silva, do Esquadrão Zeus.

Devido ao elevado nível de risco da missão, a presença de médicos a bordo da aeronave foi fundamental para monitorar as condições fisiológicas dos tripulantes durante os voos realizados em altas altitudes, com a aeronave despressurizada e sob temperaturas inferiores a -40 °C. A AVOP foi conduzida pelo  Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). 

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Humberto Leite

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