O Escuadrón de Transporte 811 da Fuerza Aérea Colombiana foi bem sucedido na avaliação realizada pelo Allied Air Command da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Em comunicado oficial, foi informado que a avaliação evidenciou a cooperação, parceria e objetivos compartilhados entre a Colômbia e a OTAN. O foco da avaliação foi a operacionalidade do KC-767 Júpiter.
Para a avaliação, participaram militares da Bélgica, Bósnia, Estados Unidos, Grécia, Itália, Países Baixos, República Tcheca e Reino Unido. As atividades ocorreram de 28 de setembro a 3 de outubro, sendo precedidas por uma autoavaliação de militares colombianos.

A unidade colombiana foi aprovada no chamado NATO Level 1 Evaluation (NEL 1). Isso significa que o Escuadrón de Transporte 811 já está pronto para atuar junto com a OTAN em determinados contextos. Porém, foram realizados uma série de apontamentos para uma eventual tentativa de alcançar o nível NEL 2.
Com o NEL 1, atesta-se que há pessoal treinado segundo procedimentos básicos da OTAN, capacidade de empregar comunicações e troca de dados e processos logísticos compatíveis. Na prática, a unidade é considerada apta para operar de maneira básica, em nível nacional, junto com a OTAN.
Já o padrão NEL 2 permite operação integrada em exercícios sob comando nacional. O NEL-3 representa a possibilidade de emprego em exercícios ou cenários planejados sob comando da OTAN. O NEL-4 significa capacidade de atuar em operações reais e, por fim, o NEL-5 representa poder assumir funções de comando.
LEIA TAMBÉM:
Colômbia espera receber caças Gripen em 18 meses
Peru e Colômbia participam da CRUZEX de olho em novos caças
Colômbia mostra força com exercício ao lado de caças F-15 dos EUA
VEJA TAMBÉM:
Comentar