AVIAÇÃO COMERCIAL & PRIVADA

Governo vai financiar inovação em mobilidade aérea

Drone. Foto: Maurizio Pesce

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública brasileira, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), contemplou a Atech, empresa do grupo Embraer, para o desenvolvimento de um projeto inovador voltado ao gerenciamento do tráfego de aeronaves remotamente pilotadas – drones – dentro do ecossistema UTM (Urban Traffic Management). O anúncio do projeto aconteceu durante a LAAD Defence & Security 2025.

Com duração de 3 anos, o projeto faz parte do programa Mais Inovação Brasil, na linha Aviação Sustentável, com objetivo de conceder recursos de subvenção econômica para projetos inovadores e de risco tecnológico. A ideia é desenvolver uma plataforma de gestão de tráfego aéreo de aeronaves remotamente pilotadas em parceria com o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), do Comando da Aeronáutica.

A solução tem como objetivo conectar o cliente comum com o ecossistema UTM de forma ágil e transparente, proporcionando otimização e segurança para a operação com suporte de Inteligência Artificial e integração com os diversos provedores de serviços para esse ecossistema. A plataforma poderá er utilizada em várias aplicações, tanto no âmbito governamental quanto por empresas privadas, de logística, entre outras.

Sobre o autor

Redação

Comentar

Clique aqui para comentar

NOVA EDIÇÃO DA ASAS

Carrinho