Em serviço com as Forças Armadas do Brasil desde 2010, os helicópteros franceses Airbus H225M têm conquistado um espaço cada vez maior no mercado internacional. Agora, com uma nova venda para o Marrocos, anunciada em meados de novembro, o grupo europeu alcança sua 12ª exportação, contrariando avaliações de que seria um modelo sem sucesso no mercado.
O Marrocos vai adquirir dez unidades para substituir seus antigos Aerospatiale Puma ainda em serviço. As aeronaves serão entregues com capacidade de levar metralhadoras laterais e um sistema eletro-óptico avançado, além de uma suíte de autodefesa, com despistadores antimísseis e interferidores.
Com 50 unidades encomendadas, o Brasil continua a ser o principal operador do H225M no mundo, sendo a aeronave designada UH-15 na Marinha, HM-4 no Exército e H-36 na Força Aérea Brasileira. A França assinou a compra de 31 unidades. Cingapura, Hungria, Indonésia, Iraque, Kuwait, Malásia, México, Países Baixos, Tanzânia e Tailândia completam a atual lista de operadores.

LEIA TAMBÉM:
Na prática: o porquê de os H-36 brasileiros precisarem reabastecer em voo
Caracal equipa unidade da França na Guiana











Comentar