Com capacidade de carga entre o Airbus A400M Atlas e o Embraer KC-390 Millenium, o Kawasaki C-2 é um cargueiro tático bem menos popular: mesmo tendo voado pela primeira vez em janeiro de 2010, menos de um mês depois do A400M e mais de cinco antes do KC-390, o jato japonês só foi comprado pelo próprio país de origem, para uma produção limitada a 22 unidades. Porém, uma turnê internacional de caças japoneses pela América do Norte e Europa deve fazer o C-2 se tornar mais conhecido.
Dois Kawasaki C-2 dão suporte a quatro caças F-15J pela missão Atlantic Eagle, que vai passar por Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Alemanha. Enquanto um C-2 segue a mesma rota das aeronaves de combate, que já passaram por bases nos Estados Unidos e Alasca, um segundo C-2 seguiu direto para a base da Royal Air Force em Coningsby. Os jatos levam equipes de manutenção e material de apoio.

Diferentemente dos A400M Atlas e dos KC-390 Millenium, porém, os Kawasaki C-2 não realizam o reabastecimento em voo. Essa tarefa cabe, ao longo da missão, a aviões Boeing KC-767J e KC-46 Pegasus.
A missão serve para estreitar laços com países atualmente considerados aliados pelo Japão. Porém, não são previstos exercícios conjuntos ou mesmo voos junto às forças aéreas dos locais visitados.
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