A Fundação Memória do Transporte Brasileiro (FuMTran) e a Fundação Santos Dumont oficializaram, em 7 de agosto, um acordo de cooperação para preservação, digitalização e difusão de acervos históricos relacionados ao transporte e à aviação no Brasil. A cerimônia foi realizada em São Paulo (SP), na sede da Fundação Santos Dumont.
A Fundação Santos Dumont é detentora de um dos mais amplos acervos da história da aviação brasileira e atua no resgate da memória de Alberto Santos Dumont. “Preservar a memória é valorizar a cultura. É exatamente isso que estamos fazendo ao firmar esta parceria com a Fundação Santos Dumont. Vamos mobilizar grandes parceiros para que nossa iniciativa alcance as crianças do Brasil, abrindo portas por meio da educação e da valorização histórica”, afirmou Antônio Luiz Leite, presidente da FuMTran.
O acervo histórico compartilhado por meio da parceria será disponibilizado no Museu Virtual da Memória do Transporte Brasileiro, ampliando o acesso do público às contribuições de Santos Dumont e à história da mobilidade nacional. “Estamos firmando essa parceria e colocando toda a nossa equipe à disposição para que, juntos, possamos levar educação e criar oportunidades para as futuras gerações”, concluiu Antônio Luiz Leite.
O acordo prevê ações conjuntas voltadas à digitalização, conservação, organização e compartilhamento de acervos históricos, além da realização de exposições, publicações e eventos que contribuam para a educação patrimonial e a valorização da história do transporte brasileiro. “Nosso objetivo comum é divulgar a trajetória dos diversos modais no Brasil e no mundo, despertando nos jovens o interesse pelo conhecimento e pela valorização do passado”, diz Paulo Roberto Pertusi, presidente da Fundação Santos Dumont.
Comentar