AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Novo centro de treinamento do F-16 ficará na Romênia

F-16 da USAF. Foto: Taylor Solberg

A Lockheed Martin, em parceria com os governos dos Países Baixos e da Romênia, deve criar neste último país um centro internacional para treinamento em caças F-16, inclusive com o uso de simuladores e treinamento para pessoal de apoio. O objetivo é facilitar as ações para países europeus com esse jato em suas forças aéreas.

“O F-16 continua a desempenhar um papel crucial nas missões de segurança do século 21 para os Estados Unidos, Europa, OTAN e aliados em todo o mundo”, disse OJ Sanchez, vice-presidente e gerente geral do Integrated Fighter Group. “Assim que os detalhes forem finalizados, estamos confiantes de que o centro de treinamento beneficiará a Romênia e outros operadores regionais de F-16, incluindo potencialmente a Ucrânia”, acrescentou.

Mais de 3.100 F-16 estão operando hoje em 25 países. Entre eles, Portugal, Polônia, Romênia, Grécia e Turquia são países europeus ainda sem planos para substituição das suas frotas. Países Baixos, Bélgica e  Dinamarca estão em fase de troca pelos novos F-35 Lightning II, algo já finalizado pela Noruega. A Ucrânia, a Eslováquia e a Bulgária são classificadas como futuros operadores europeus. Já a Itália teve o F-16 apenas temporariamente.

No restante do mundo, o F-16 está em serviço nos Estados Unidos, Chile, Venezuela, Marrocos, Egito, Iraque, Israel, Jordânia, Omã, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Paquistão, Tailândia, Taiwan, Coreia do Sul, Cingapura e Indonésia.

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho