AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Pentágono vai rebaixar importância hierárquica do seu comando na Europa

Caças F-16 Fighting Falcons sediados em Spangdahlem, na Alemanha. Foto: Staci Miller

A liderança da US Air Forces in Europe-Air Forces Africa (USAFE-AFA), um comando da US Air Force responsável pela área desses dois continentes, terá menor importância hierárquica. No lugar de um oficial-general de quatro estrelas, a função passará a ser ocupada por um de três estrelas. Apesar de não indicar mudanças operacionais, a substituição tem forte sentido simbólico.

O rebaixamento faria parte de uma diretriz do Departamento de Guerra, novo nome Departamento de Defesa, de reduzir o número de oficiais generais de quatro estrelas. Vale destacar que a função atualmente está sem chefe efetivo. O General James Hecker, antigo piloto de caças F-15C Eagle e F-22 Raptor, foi para a reserva em 3 de maio de 2025, após quase três anos cumprindo a missão de comandante da USAFE-AFA. Seu subcomandante, um oficial-general de três estrelas, está no cargo de maneira interina, mas deve ser confirmado para a tarefa.

A USAF-AFA está sem comandante efetivo desde a transferência para a reserva do General James Hecker, em 3 de maio. Foto: Robert Hicks

Desde 1957, o comando da USAF na Europa está a cargo de um oficial general da mais alta patente de maneira efetiva. Com sede na base aérea da USAF localizada em Ramstein, na Alemanha, a USAFE-AFA tem origem em 1942, durante o início das ações dos Estados Unidos no continente europeu durante a Segunda Guerra Mundial, quando havia sido criada a então Eighth Air Force, composta por um comando de bombardeiros, um de caças, um de apoio e outro de serviços logísticos.

Hoje, mais de 35 mil militares e civis estão subordinados à USAFE-AFA, um contingente superior a muitas forças aéreas, com o destaque de ser composto apenas por unidades voltadas à operacionalidade. São mais de 200 aeronaves permanentemente sediadas em bases na europa, incluindo F-35A Lightning II, F-15E Strike Eagle, KC-135R Stratotanker, F-16 Fighting Falcon, C-130J Super Hercules e HH-60G Pave Hawk. Há bases da USAF na Alemanha, Itália, Turquia e Reino Unido.

VEJA TAMBÉM:

Sobre o autor

Humberto Leite

Comentar

Clique aqui para comentar

NOVA EDIÇÃO DA ASAS

Carrinho