AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Porta-Helicópteros Atlântico rumo ao Brasil

Porta-Helicópteros Atlântico, da Marinha do Brasil, poderá operar com até 19 aeronaves
image_pdfimage_print

O Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) Atlântico já está em rota para o Rio de Janeiro. De acordo com o site Marine Traffic, a nova nau-capitânea da Marinha do Brasil já zarpou de Lisboa, onde fez escala, e tem previsão de chegar à capital fluminense no próximo dia 25 de agosto.

 

A chegada do porta-helicópteros irá ampliar as capacidades da Aviação Naval brasileira: o Atlântico foi projetado para operar com até sete aeronaves em seu convoo e 12 no hangar. Haverá plena capacidade para receber todos os tipos de helicópteros da Marinha, entre eles os de maior porte: MH-16 Sea Hawk, UH-15 A/B Caracal e UH-14 Super Puma.

 

A composição da ala aérea poderá variar de acordo com o tipo de missão a ser cumprida. No caso de missões de combate contra outras unidades de superfície (ASuW – Anti-surface warfare) ou submarinas (ASW – Anti-submarine warfare), os MH-16 e UH-15B serão prioritários, por possuírem equipamentos como sonar e radar, além de poderem lançar mísseis e torpedos. Por outro lado, para apoiar ações de fuzileiros navais, o componente aéreo poderá contar com uma maior quantidade de UH-15A e UH-14, voltados para transporte.

 

Além do componente aéreo, a embarcação conta com quatro lanchas de desembarque e pode transportar grupamentos operativos de 500 a 800 Fuzileiros Navais. Possui, ainda, diversas salas de planejamento para uso de Estado-Maior. Também é dotado com um sistema de combate que integra o sistema de comando e controle LPH CMS, quatro canhões de 30mm DS30M Mk2, dois radares KH 1007, um radar 1008 e o radar Artisan 3D 997.

 

Ex-HMS Ocean, o PHM Atlântico foi incorporado à Marinha brasileira no dia 29 de junho, em cerimônia realizada na  na Real Base Naval de Devonport, em Plymouth, Reino Unido. Com a bandeira da Royal Navy, o porta-helicópteros iniciou suas operações em setembro de 1998, tendo participado de operações humanitárias, da guerra do Iraque em 2003, das operações na Líbia em 2011 e nas ações de defesa dos Jogos Olímpicos de 2012.

 

Quer saber mais sobre a Aviação Naval?

 

O 5º Fórum ASAS terá como tema “Aviação Naval da Marinha do Brasil, o Futuro”. O evento acontece no próximo dia 28 de agosto, em São Paulo (SP). Com apoio oficial da Marinha do Brasil e do Ministério da Defesa, o Fórum faz tributo aos 102 anos de nossa Aviação Naval, celebrados em 23 de agosto.

 

O tema foi escolhido porque o ano de 2018 marca um momento importantíssimo para a Força Aeronaval, com a chegada de diversos novos meios aéreos, como o H225M, vetor do míssil antinavio Exocet; o primeiro Super Lynx modernizado (padrão Wildcat) e outros; e acima de tudo, do recém-adquirido navio porta-helicópteros e de apoio à operações anfíbias, o PHM Atlantico (A-140) – que abre todo um novo leque de possibilidades de emprego e operativas, constituindo-se agora num dos mais modernos e avançados navios principais em serviço numa Marinha, no Hemisfério Sul.

 

Clique aqui para saber mais sobre o 5º Fórum ASAS.

 

Fotos: Marinha do Brasil

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros