AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Primeiro Gripen fabricado no Brasil ficará pronto ainda em 2025

O primeiro caça F-39E Gripen fabricado na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP) ficará pronto até o fim deste ano. As dez unidades já em voo no Brasil foram fabricadas na Suécia. A informação foi divulgada pela Força Aérea Brasileira no contexto da visita do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, ao Ministro da Defesa da Suécia, Pål Jonson, em Estocolmo, entre 15 e 17 de setembro.

Durante o encontro, foram abordados temas relacionados à cooperação no campo da defesa aérea, incluindo o Programa Gripen e a aquisição de aeronaves multimissão KC-390 Millennium pela Suécia. Também foi destacada a importância do grupo de alto nível em aeronáutica, criado em 2015, como mecanismo fundamental para aprofundar as iniciativas conjuntas. A agenda reforçou ainda o simbolismo da proximidade entre Brasil e Suécia que, em 2026, celebram 200 anos de relações diplomáticas.

A reunião resultou na assinatura de uma Declaração Conjunta, que reafirma o compromisso dos dois países em ampliar a cooperação em defesa, incentivar a participação em feiras internacionais do setor e estreitar o diálogo político-militar em temas regionais e globais.

Brasil e Suécia negociam, atualmente, um segundo lote de caças Gripen. Há a possibilidade de que poderiam haver unidades das versões anteriores, C/D. Porém, isto ainda está no campo da especulação.

VEJA TAMBÉM:

NOVA EDIÇÃO DA ASAS!

Carrinho