AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Reino Unido reconsidera planos para o F-35

Foto: Royal Navy

Semanas após quase perder um F-35B Lightning II na costa da Índia por conta de uma falha não esclarecida ao público, o Reino Unido decidiu modificar seus planos de aquisição. Será mantido o número total de 138 jatos, porém, não serão mais apenas da versão F-35B, de pouso vertical. A ideia é contar também com o F-35A, de operacional tradicional, a partir de bases aéreas.

Após os primeiros 48 F-35B, a serem recebidos até março do próximo ano, o próximo lote de 27 caças vai incluir quinze F-35B e doze F-35A. A expectativa é a de que os próximos lotes incluam ainda mais caças da versão A.

Há uma série de mudanças para isso. Com compartimentos de armas menores, os F-35B têm tido dificuldades de integração com armamentos de longo alcance. Além disso, a compra do F-35A é cerca de 20% mais barata que a do F-35B, que conta com complexos e sofisticados sistemas para poder até pairar no ar.

Outro fator é que o F-35A pode levar armamento nuclear, uma capacidade que o Reino Unido tem voltado a destacar nas suas demandas de defesa. Por fim, os F-35A poderão ser usados para pilotos ganharem experiência antes de seguirem para os F-35B.

Sobre o autor

Redação

Comentar

Clique aqui para comentar

NOVA EDIÇÃO DA ASAS

Carrinho