AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Royal Air Force registra 22 mil horas de voo com caças Typhoon em 2022

Eurofighter Typhoon na Base Aérea de Akrotini, no Chipre. Foto: Chris Hill

Operações de combate no Oriente Médio, missões de defesa aérea para a proteção do Reino Unido e dos seus domínios além-mar, treinamento de novos pilotos e presença estratégica em países aliados, mais notadamente no leste da Europa. Foi assim que a frota de caças Eurofighter Typhoon da Royal Air Force registrou em 2022 seu maior número de horas de voo operacionais em um único ano: 22 mil horas.

A informação foi dada em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 17 de julho, pelo diretor do projeto Typhoon na Royal Air Force, Group Captain Matt D’Aubyn. O militar classificou as operações como impressionantes e o nível operacional como sem precedentes. Ele destacou a capacidade do Reino Unido de manter a soberania do espaço aéreo sobre o seu território, inclusive nas ilhas Malvinas (Falklands), além de contribuir para operações no exterior, do Oriente Médio ao Círculo Polar Ártico.

O militar fez questão de contextualizar o aumento do nível de prontidão operacional com a atual situação de tensão geopolítica na Europa. Em sua fala, ele destacou que o conflito na Ucrânia revela que uma força menor, mas atuante com inteligência e tecnologia avançada, pode fazer frente a um inimigo mais numeroso.

De acordo com o Air Force Index de 2023, da Flight Global, a Royal Force encerrou 2022 com 119 caças Eurofighter Typhoon. E o foco atual britânico não tem sido a expansão dessa frota, e sim a sua qualificação: foram investidos 870 milhões de libras para o desenvolvimento do novo radar European Common Radar System (ECRS) Mk2. Na coletiva de imprensa também foi destacado o novo capacete inteligente Striker II.

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho