AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

Rússia vai acelerar produção do Su-34

Foto: Dmitriy Pichugin

O governo da Rússia anunciou o aumento do ritmo de produção dos jatos de ataque Su-34. O objetivo é ampliar a presença dessas aeronaves na guerra contra a Ucrânia, onde têm sido verdadeiros “cavalos de batalha”.

O anúncio foi feito pelo ministro da defesa, Sergei Shoigu, que elogiou fortemente o desempenho do Su-34 no conflito. Segundo ele, as aeronaves desse modelo têm realizado quatro ou até cinco missões em um único dia.

No início da guerra, em março de 2022, a Rússia teria cerca de 130 unidades em voo e um contrato para aquisição de 24 adicionais que deveriam ser entregues até 2025. Porém, com a guerra, novas encomendas foram feitas e o número já teria subido. Também teriam ocorrido cerca de 20 perdas em combate.

Desenvolvido a partir do Su-27 Flanker, o Su-34 tem um cockpit mais largo, com dois tripulantes sentados lado a lado. Apesar do primeiro voo ter ocorrido em 1990, a entrada em serviço ocorreu só em 2014, com foco em substituir os Su-24 Fencer.

A aeronave tem um peso máximo de decolagem de 45 toneladas, sendo até 14t somente de armamentos dos mais diversos tipos, inclusive ar-ar e anti-navio. A velocidade máxima chega a Mach 1.9 em altitude ou 1.2 a nível do mar, sendo também possível ter um raio de combate de 1.100 km.

NOVA EDIÇÃO!ASSINE A ASAS E GANHE UM ALBUM DE FIGURINHAS: AVIÕES DE GUERRA

Carrinho