Se nos tempos da Guerra Fria os satélites espiões só conseguiam obter imagens borradas dos alvos de interesse, hoje, até o setor privado já impressiona com resoluções impressionantes. O novo satélite da empresa Iceye enviado ao espaço tem a resolução de 16 cm, o que assegura um nível de detalhamento elevado. Além disso, o campo de visão é de 400 km.
Designado Gen4, o satélite foi construído para implantação e operações de grande escala em grandes constelações. Sua maior taxa de transferência de imagens aumenta a contagem de imagens por passagem, tornando o desempenho de revisitação em menos de 15 minutos mais acessível. Para equipes de defesa e inteligência, isso significa uma percepção da situação mais rápida e confiável e maior confiança nas decisões críticas para a missão.
Cada satélite Gen4 pode capturar até 500 imagens por dia, com até metade concentrada em uma região de 2.000 km de largura por órbita. A imagem e o downlink podem ocorrer simultaneamente a até 700 Mbps, permitindo a atribuição de tarefas, aquisição e entrega na mesma passagem para monitoramento quase em tempo real.
Uma antena maior e mais potente oferece um sinal mais forte e detalhes mais nítidos. Esse avanço é uma característica fundamental do novo satélite Gen4, que expande a cobertura de imagens de alta resolução em 250% – de 150 km para 400 km. Isso permite que um único satélite monitore uma vasta área de interesse, como toda uma força-tarefa naval ou uma importante passagem de fronteira terrestre em uma única passagem, ao mesmo tempo em que acelera as revisitas em alvos sensíveis ao tempo.










Comentar