O tarifaço de Donald Trump atingiu a Suíça com contas de 39% para exportações desde o dia 6 de agosto. Neste contexto, a fabricante Pilatus suspendeu a entrega de aeronaves executivas para os Estados Unidos.
O mercado executivo norte-americano representava, até julho, cerca de 40% do mercado para os turboélices PC-12 e para os jatos PC-24. Agora, apesar da busca de novos clientes, já há temor de que haverá desemprego entre os atuais três mil funcionários da empresa.
Fundada em 1939, a Pilatus se notabilizou pelo desenvolvimento de aeronaves leves, tanto civis quanto miliares, caso dos treinadores PC-7 e PC-21. O grande sucesso atual é o monomotor PC-12, com mais de duas mil unidades vendidas desde seu primeiro voo, em 1991. Já o jato leve PC-24 vou em 2015 e já teve mais de 200 vendas.
Equipada com 2 motores Williams FJ44-4A, a aeronave tem alcance de 3.704 KM (2.000NM), teto de serviço de 45.000 pés e necessita de menos de 900 metros de piso rígido para operar. Apresentado ao mundo em 2013 e tendo realizado o seu primeiro voo em 2015, o PC-24 recebeu a certificação dos Estados Unidos (FAA) e da Europa (EASA) em 2017.
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