A empresa brasileira Atech e a ir Traffic and Navigation Services (ATNS), companhia estatal responsável pelos serviços de navegação aérea na África do Sul, assinaram neste mês um contrato para a modernização do atual sistema de gestão de fluxo de tráfego aéreo (ATFM, em inglês), no aeroporto internacional O.R. Tambo, em Joanesburgo. Além da atualização, o acordo contemplará um centro de contingência, uma plataforma de treinamento, simulação para capacitação e testes em ambiente seguro.
A África do Sul controla aproximadamente 283.000 voos por ano, conectando mais de 20 destinos domésticos e 35 internacionais, e é um dos principais centros de transporte aéreo do continente africano. O novo sistema aprimorará o planejamento e a coordenação do espaço aéreo, equilibrando proativamente o número de voos programados com a capacidade disponível dos aeroportos e setores. Isso permite respostas mais precisas a fatores como clima, obras ou restrições operacionais, permite ajustes de cronograma em coordenação com companhias aéreas e aeroportos, reduz atrasos e aumenta a previsibilidade e a segurança operacional.
O novo sistema ATFM segue as diretrizes do documento 9971 da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO, em inglês) e incorpora ferramentas de balanceamento demanda-capacidade (DCB, em inglês) e decisão colaborativa (CDM, em inglês) para atuação nas fases pré-tática e tática. Além disso, a gestão de slots aeroportuários permitirá às companhias aéreas negociar horários e submeter intenções de voo antecipadamente ao mesmo tempo em que facilitará o planejamento estratégico do uso do espaço aéreo.
O novo sistema ATFM ainda contempla painéis em tempo real de indicadores (KPIs, em inglês) para monitoramento e análise pós-operação, coordenação das medidas ATFM transfronteiriças com regiões de informação de voo (FIRs) vizinhas, provendo uma maior integração a uma rede regional multimodal da região para gestão de fluxo aéreo.
O contrato também inclui um sistema de gestão centralizada de plano de voo (IFPS, em inglês) em alinhamento aos requisitos da EUROCONTROL, resultando em redução do tempo de processamento de plano de voo e trabalho manual. Também inclui um sistema de coordenação e gestão do espaço aéreo (AMCS, em inglês), para uso flexível do espaço aéreo (FUA, em inglês) nos níveis estratégicos, pré-tático e tático; e sistema de gestão de fluxo para UTM (UTFM, em inglês), responsável por gerenciar e coordenar o espaço aéreo UTM junto a ATNS.
O contrato de modernização deverá ter duração de dois anos, com conclusão prevista no terceiro trimestre de 2027.










Comentar