A família de jatos Phenom 300, da Embraer, se sagrou tetradecacampeã da categoria de jatos leves, conforme a General Aviation Manufacturers Association (GAMA). Traduzindo: pelo 14º ano seguido, a indústria brasileira é líder nesta categoria. Além disso, a família Phenom 300 é hexacampeã como bimotor a jato mais entregue no mundo.
Com mais de 900 jatos em operação, presentes em 70 países e somando mais de 2,9 milhões de horas de voo, a série Phenom 300 segue como padrão de referência em desempenho, tecnologia e conforto na categoria de jatos leves. Só em 2025, foram entregues mais 72 aeronaves.
O Phenom 300E continua a liderar entre os jatos leves porque entrega o que os clientes mais valorizam: performance incomparável, tecnologia avançada e uma experiência de cabine excepcional”, afirma Michael Amalfitano, presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva. “Ano após ano, o Phenom 300E confirma sua posição de referência na categoria, fortalecendo sua liderança e a confiança de nossos clientes. Estamos celebrando mais um marco na trajetória de sucesso do jato leve mais desejado do mundo.”

Um dos destaque é a velocidade: o jato é capaz de atingir Mach 0.80 e voar 2.010 milhas náuticas (3.724 km) com cinco ocupantes e mantendo as reservas previstas para voo por instrumentos. Também inclui tecnologias avançadas como o sistema de alerta e prevenção de saída de pista (ROAAS) da Embraer – o primeiro sistema do tipo que foi certificado na aviação executiva.
Também estão disponíveis recursos normalmente encontrados apenas em modelos de categorias superiores, como ponto único de reabastecimento, banheiro com serviço externo e escada de acesso. Destaque também para o sistema de controle de aceleração automática (autothrottle), modo de descida de emergência e, entre outros, o Synthetic Vision System, que melhora a percepção sobre terrenos e relevos, especialmente em condições de baixa visibilidade.










Comentar