ARTE, CULTURA & LAZER DOS ARQUIVOS DE ASAS

Museu Virtual sobre a FEB já está no ar

Monumento Mortos Segunda Guerra Mundial. Foto: Fernando Dallacqua

A saga dos mais de 25 mil combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) ganhou um espaço à altura. Foi lançado neste mês, em comemoração aos 80 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial, o Museu Virtual da FEB. A iniciativa busca a preservação da memória dos pracinhas e divulga os feitos protagonizados durante a participação do Brasil no conflito.

O trabalho, que pode ser acessado no endereço eletrônico https://museuvirtualdafeb.eb.mil.br/, é fruto de um projeto do curso de Museologia da Universidade de Brasília (UnB), que conta com pesquisadores, historiadores e entusiastas da FEB. O conteúdo do museu também foi disponibilizado no site comemorativo aos 80 anos da vitória da FEB, no Portal do Exército na internet: https://www.eb.mil.br/web/campanhas/feb/inicio. O Exército Brasileiro apoia a iniciativa.

O Museu Virtual conta com uma série de ferramentas que permitem ao usuário conhecer variados aspectos relacionados à atuação dos expedicionários. O público pode conferir documentos históricos, correspondências pessoais dos pracinhas, fotografias de época, acervos de museus e coleções privadas e imagens de monumentos em homenagem à FEB, entre outras informações. A partir de uma ferramenta de busca, é possível conhecer mais detalhes sobre a participação dos combatentes em solo italiano, tendo algumas deles informações mais aprofundadas.

Já na aba “Educação e Recursos”, o internauta faz uma verdadeira imersão no universo da FEB, com acesso a filmes, livros, palestras e visitas virtuais à Casa da FEB (Rio de Janeiro-RJ) e ao Museu do Expedicionário (Curitiba-PR). Tudo voltado para divulgar a um público maior os feitos dos nossos combatentes, heróis sempre lembrados.

NOVA EDIÇÃO DA ASAS

Carrinho