AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA

USAF altera regulamentos para aparência dos militares

Foto: Madeline Herzog

Enquanto enfrenta tensões contra Rússia, Irã, Venezuela e até imigrantes ilegais, a United States Air Force se dedicou a um tema bastante específico: a aparência do efetivo. De acordo com um memorando de 29 de outubro de 2025 do Department of The Air Force, divulgado por páginas não oficiais ligadas a militares norte-americanos, padrões mais rígidos foram definidos para o visual do efetivo.

Uma das principais mudanças está no campo capilar. Os cabelos dos homens não poderão tocar as orelhas, tendo, no máximo, 2,5 polegadas de volume. Já as costeletas precisam ser retas, terminando acima da abertura da orelha. Quanto ao bigode, será considerado irregular caso ultrapasse os cantos da boca ou se entrarem na área de vedação dos respiradores operacionais.

Foto: Tristan Truesdell)

Uma série de termos relacionados a identidade de gênero foram removidos do glossário oficial. Já as mulheres passarão a ter restrições específicas, com a proibição de cílios postiços, de esmalte em cor ou de maquiagem que não seja considerada “conservadora”, como o uso de delineador além do canto dos olhos. As tatuagens seguem proibidas na cabeça, rosto, boca, olhos e couro cabelo, ou em qualquer parte do corpo, caso façam referência a temas “obscenos”, “discriminatórios”, “ligados a gangues” ou “extremistas”.

Há alteração também nos uniformes. As botas do tipo “coyote brown” precisarão ser todas do tipo “cano longo”, com prazo máximo de 30 setembro para 2026 para adequação. Foi criada, ainda, a definição oficial de “gig line”, isto é, o alinhamento entre a borda da camisa, a fivela do cinta e a costura da braguilha da calça.

Foto: Brianna Vetro)

Sobre o autor

Humberto Leite

Comentar

Clique aqui para comentar

NOVA EDIÇÃO DA ASAS!

Carrinho