O fato de contar com mais de 150 C-130J em sua frota e 20 outras aeronaves do tipo encomendadas não faz com que a United States Air Force (USAF) aceite perdas. Isso ficou claro em 15 de julho, quando um desses cargueiros voltou aos céus após um extenso programa de reparos necessário depois de um acidente no pouso ocorrido em abril de 2020.
“O projeto realmente começou quando o escritório do programa analisou o pouso brusco e as especificações e decidiu que seria mais econômico devolver a aeronave à frota do que aposentá-la completamente,” disse o Coronel Lucas Buckley, comandante do Grupo de Manutenção da 86th Airlift Wing. “Entre engenheiros, planejadores e técnicos, tomar as medidas para reconstruir a aeronave foi o melhor investimento para a Força Aérea.”

Foi necessário praticamente reconstruir as asas, trens de pouso e motores, com a dificuldade de que isso tudo precisou ocorrer na Base Aérea de Ramstein, na Alemanha, longe dos principais centros de manutenção da USAF. Nunca havia ocorrido a troca de asas um C-130J em uma base de deslocamento, o que exigiu muito em termos de logística e de equipes de manutenção da 86th Airlift Wing e do 402nd Expeditionary Maintenance Squadron, da Base Aérea de Robins, na Geórgia.
“Este projeto provou muito sobre as capacidades da USAF, especialmente sua resiliência, expertise técnica e compromisso com a excelência operacional,” disse o Sargento Justin Jordan, do Grupo de Manutenção da 86th Airlift Wing. “No fim das contas, este projeto reafirmou que a USAF não é apenas sobre tecnologia avançada. É sobre as pessoas que fazem essa tecnologia funcionar. É sobre coragem, disciplina e a crença inabalável de que nenhuma aeronave está além da salvação quando a missão exige.”
Com matrícula 5736, em 28 de julho de 2025, o C-130J finalmente fez sua viagem de volta aos Estados Unidos.
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