A Eve Air Mobility, empresa vinculada à Embraer, anunciou ter realizado com sucesso o primeiro voo de um “carro voador”, oficialmente chamado de aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL, na sigla em inglês). O anúncio aconteceu hoje, 19 de dezembro de 2025. As primeiras entregas são esperadas para 2027.
O voo inaugural marca o início da fase de testes em voo e confirma a integração de sistemas essenciais da aeronave, como o conceito de fly-by-wire de quinta geração e os rotores dedicados exclusivamente ao voo vertical. A empresa realizará centenas de voos após o voo pairado de hoje (hover flight), expandindo gradualmente o envelope para a transição para voos totalmente sustentados pelas asas (wingborne flight) ao longo de 2026.
A Eve produzirá seis protótipos para conduzir a campanha de testes em voo, com foco na certificação da aeronave. As próximas etapas do programa incluem a expansão progressiva do envelope da aeronave, transição para o voo de cruzeiro sustentado pelas asas fixas e continuidade do trabalho conjunto com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e outras autoridades certificadoras e validadoras, como a norte-americana FAA e a europeia EASA.
A Eve foi criada pela Embraer para se dedicar ao desenvolvimento de soluções para o mercado de Mobilidade Aérea Urbana.










Comentar