Às 12h40 desta terça-feira, 17 de junho, pousou na Base Aérea de Anápolis (BAAN) a décima aeronave F-39E Gripen recebida no Brasil. A aeronave, com matrícula 4110, havia decolado de Navegantes (SC), após traslado por via marítima a partir da Suécia. Agora, são nove aeronaves na frota do 1º Grupo de Defesa Aérea, um quarto do total esperado.
De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), esta décima aeronave já traz modificações frente ao projeto inicial. Isso porque, a primeira aeronave, com matrícula 4100, está desde 2021 em testes com equipe da Embraer e da Saab no Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFCT), em Gavião Peixoto (SP).
A FAB não detalhou quais foram as modificações. Interessante ainda notar que houve um “salto” nas matrículas, pois a décima aeronave deveria ser matriculada FAB 4109.
Até o momento, a previsão é a de que 15 das 36 aeronaves a serem entregues sejam produzidas no Brasil, com a primeira prevista para recebimento ainda em 2025. Dessa forma, mais onze aeronaves ainda devem ser fabricadas na Suécia.
Comentar