AVIAÇÃO MILITAR & DEFESA DOS ARQUIVOS DE ASAS

45 anos da queda de Saigon

image_pdfimage_print

Há 45 anos, em 30 de abril de 1975, a guerra do Vietnan chegava ao seu fim com a queda de Saigon. As cenas finais do conflito foram marcadas pela fuga das forças apoiadas pelos Estados Unidos, com pousos arriscados em telhados e até aeronaves sendo lançadas ao mar porque não havia mais espaço nos navios utilizados para a evacuação.

A última operação dos norte-americanos no Vietnan foi a Frequent Wind, um sucesso operacional em meio a um fracasso político. Ao todo, entre os dias 29 e 30 de abril, mais de 7 mil norte-americanos e vietnamitas aliados foram evacuados.

Mas não foi uma missão tranquila. Pelo menos 45 helicópteros UH-1 Huey e um CH-47 Chinook foram empurrados para o mar, pois já não havia mais espaço para aeronaves nas embarcações da US Navy na costa vietnamita.

Helicópteros evacuaram aliados e seus familiares

No meio do caos, o Major Buang, da já desmanteladas força aérea do Vietnan do Sul, se tornaria o primeiro piloto de asa fixa do seu país a pousar em um porta-aviões. E o fez isso com um Cessna O-1, tendo a bordo sua esposa e cinco crianças.

Há mais uma curiosidade sobre aquele dia. Os então novíssimos F-14A Tomcat estavam a bordo do USS Enterprise e atuariam em caso de ameaça aérea inimiga, o que não ocorreu. Foi a primeira ida ao combate dos famosos caças da US Navy.

Visite a loja da Editora Rota Cultural e veja nosso acervo de
livros, edições da revista ASAS e produtos ligados à aviação!

Garanta já a sua Edição 114 de ASAS!

Promoção Fim de Ano!

Novidade! Assine ASAS também na Versão Digital!

Parceiros