Além do KC-390 Millenium, outro cargueiro da Embraer começa a fazer sucesso. Trata-se de uma versão específica do jato E190, chamada de E-Freighter E190F. Venda do modelo foram anunciadas hoje, durante o Paris Air Show. O cliente de lançamento será a Bridges Air Cargo. As duas unidades encomendadas devem ser entregues ainda em 2025. Já a Regional One, que havia encomendado duas conversões de jatos E190F em 2022, duplicou seu pedido.
Os E-Jets convertidos em cargueiros terão capacidade de volume 40% maior, alcance três vezes maior dos cargueiros turboélices de grande porte e custos operacionais até 30% mais baixos do que os narrowbodies maiores. Se combinadas a capacidade sob o piso e o convés principal, a carga estrutural máxima é de 13.500 kg.
O E190F foi lançado de olho no mercado logístico criado com o comércio eletrônico, que exige entregas rápidas. A Embraer identificou haver uma lacuna operacional, com espaço para substituição de modelos mais antigos e menos eficientes, sejam jatos antigos ou turboélices já ultrapassados.

“O anúncio da Bridges como cliente de lançamento do E-Freighter vem em ótimo momento, pois celebramos 35 anos de operações e mais de um bilhão de quilos movimentados para o mercado de remessas expressas. O porte da aeronave preenche um espaço único e pouco atendido no segmento de carga. O jato também fortalece nossa capacidade operacional e abre caminho para o desenvolvimento de novas rotas promissoras. Estamos entusiasmados com a parceria com a Embraer e a Regional One, que é um avanço fundamental para o transporte aéreo regional de carga,” afirma Guy Bridges, Diretor Geral da Bridges Air Cargo.
A Bridges Air Cargo faz parte da Bridges Worldwide, uma fornecedora líder de soluções para a comunidade internacional de logística, entrega rápida e remessa expressa. A empresa tem parcerias com líderes globais em logística – como FedEx, DHL e UPS.
“Estamos entusiasmados em anunciar a Bridges Air Cargo como o cliente de lançamento do E190F logo em seguida do anúncio da tripla certificação com FAA, EASA e ANAC. Esperamos apoiar uma entrada em serviço tranquila para o primeiro E-Freighter, e desejamos todo o sucesso à Bridges”, afirma Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.