Há exatamente um mês, um F-35B Lightning II da Royal Navy fez um pouso de emergência no aeroporto de Thiruvananthapuram, na Índia. Se inicialmente os britânicos anunciaram ter sido uma precaução por conta do nível de combustível – o que já demonstraria uma falha de planejamento nas operações navais – a cada dia fica mais claro ser um problema mais sério.
Uma equipe de manutenção chegou ao local a bordo de um A400M Atlas, levando maquinário, peças e um grupo de especialistas. Após semanas fazendo de tudo para manter a aeronave isolada, a Royal Navy também solicitou que o caça naval fosse levado para um hangar da Air India. O governo britânico agradeceu formalmente às autoridades indianas.

Incidente virou piada
O incidente ocorreu no contexto da pioneira missão da Royal Navy com 14 caças F-35B Lightning II a bordo do porta-aviões HMS Prince of Wales em uma longa jornada até o Pacífico. Era noite de sábado, 14 de junho, e às 21h20 (horário local), o piloto britânico declarou emergência para o controle de tráfego aéreo da Índia. A aeronave se aproximou rapidamente do aeroporto, localizado no litoral, e pousou em segurança oito minutos depois.
As condições climáticas eram adversas naquela noite. Não foi divulgado, porém, se o F-35B não teve êxito ao tentar pousar no HMS Prince of Wales, tendo rumado para o continente, ou se houve falha no planejamento da missão. De todo modo, caso o navio estivesse em áreas de hostilidades, por exemplo, não haveria a opção de um pouso no continente. O Reino Unido não conta, no momento, com aeronaves embarcadas capazes de reabastecer seus próprios caças no ar.
Com o passar dos dias, ficou claro que não se tratava de falta de combustível, ou apenas isto. Os britânicos passaram a manter equipes de segurança 24 horas na vigilância da aeronave, gerando tanto inquietações diplomáticas com a Índia quanto uma nova crise de imagem para o jato desenvolvido e fabricado pela Lockheed Martin.
A situação acabou se tornando uma piada. Em sua conta oficial na rede social X, o departamento de turismo da província de Kerala fez uma piada com o jato Lockheed F-35 Lightning II. A aeronave é apresentada como um turista que gosta tanto do destino litorâneo que “não quer ir embora”.

Comentar